REGULAMENTO INTERNO
O REGULAMENTO INTERNO (RI) DA IGREJA PENTECOSTAL JEJUM ORAÇÃO E PALAVRA, TAMBÉM DENOMINADA PELAS INICIAIS IPJOP NÃO TEM NEM DE LONGE, O OBJETIVO DE SUBSTITUIR A SAGRADA PALAVRA DE DEUS, A BÍBLIA.
TODAVIA COM MUITA ORAÇÃO E ORDEM DO SENHOR JESUS, A IPJOP SE BASEOU NA BÍBLIA E EXTENSAMENTE EM SEUS PRINCÍPIOS PARA APROVAR ESSE REGULAMENTO E SUAS CIRCULARES PARA ESSENCIALMENTE DAR ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE CONDUTA, ÉTICA E VIVER CRISTÃO AOS SEUS MEMBROS. O REGULAMENTO FORNECE PARÂMETROS PARA DISCIPLINA DOS MEMBROS POR IGUAL, A FIM DE ESTABELECER UM PADRÃO DOUTRINÁRIO, EVITANDO DESIGUALDADES E INJUSTIÇAS, JÁ QUE NA IPJOP, A DOUTRINA DEVE SER OBSERVADA POR DENTRO E POR FORA NA VIDA DO FIEL.
OBSERVAÇÃO OBRIGATÓRIA AO RECEBER CONFISSÃO/NOTIFICAÇÃO DE SUPOSTO COMETIMENTO PECADOS E NA APLICAÇÃO DE DISCIPLINAS
EM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO QUE FOR APLICADA UMA DISCIPLINA, ESSA SERÁ CONSTITUÍDA DE UM PERÍODO DE ACOMPANHAMENTO EM CULTOS DE DOUTRINA (FREQUÊNCIA), CULTOS DE ORAÇÃO, VIGÍLIAS, E CAMPANHAS, A CADA MÊS DURANTE O PERÍODO DE DISCIPLINA ACOMPANHADO ESSE PERÍODO PELO DIRIGENTE LOCAL.
O FIEL FICARÁ TEMPORARIAMENTE SEM PARTICIPAR DA SANTA CEIA, MAS PODERÁ PARTICIPAR DE ATIVIDADES AJUDANDO EM:
EVANGELIZAÇÃO (DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS, OPERAÇÃO DE SOM EM CULTOS AR LIVRE E LOGÍSTICA, TRANSPORTE);
CUIDANDO E OPERANDO SOM DAS IGREJAS DURANTE CULTOS, OPERANDO SLIDES, COMPUTADORES, PROJETORES ETC…;
CONFECCIONANDO APETRECHOS PARA EVENTOS DA IGREJA COMO FAIXAS, LEMBRANCINHAS, CARTAZES, BANDEIRAS E OPERANDO SLIDES, COMPUTADORES;
AJUDANDO NA LIMPEZA E MANUTENÇÃO DOS TEMPLOS, BUSCA E ENTREGA DE DOAÇÕES, DIRIGINDO CARROS PARA A IGREJA, AJUDANDO FIÉIS ETC..;
CUIDAR DOS CARROS DOS FIÉIS DURANTE CULTOS;
OUTRAS ATIVIDADES PERMITIDAS PELA DIRETORIA.
A – BATISMO
SERÃO BATIZADAS NA IGREJA PENTECOSTAL JEJUM ORAÇÃO E PALAVRA – IPJOP, SOMENTE PESSOAS LIBERTAS, ARREPENDIDAS, TRANSFORMADAS, REGENERADAS E CONVERTIDAS.
OBSERVAÇÃO 1: O FIEL DEVE ESTAR CUMPRINDO A PALAVRA DE DEUS E O REGULAMENTO DA IGREJA BEM COM TER FEITO O ESTUDO PARA BATISMO. O DIRIGENTE LOCAL VERIFICARÁ AINDA SE O FIEL É ASSÍDUO NOS CULTOS DE DOUTRINA, ORAÇÃO E TRABALHOS DA IGREJA.
OBSERVAÇÃO 2: O BATISMO SERÁ FEITO POR PASTOR, BISPO OU PRESBÍTERO (MASCULINO) EM NOME DO PAI, DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO POR IMERSÃO (COBERTURA TOTAL DO CORPO DO CRENTE) EM ÁGUAS CORRENTES OU NÃO, RECEBENDO DO SEU DIRIGENTE LOCAL, APÓS O BATISMO O CERTIFICADO CONTENDO NOME DA IGREJA, LOCAL, DATA E HORÁRIO DO BATISMO, BEM COMO NOME, REGISTRO NA IPJOP, E ASSINATURA OBREIRO QUE REALIZOU O BATISMO.
OBSERVAÇÃO 3: CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
MENORES DE IDADE – BATISMO
CASO SE UNAM A IPJOP, SOLTEIROS, VIÚVOS, DIVORCIADOS OU CASAIS CASADOS LEGALMENTE (SEGUNDO O RI) MAS ABAIXO DA IDADE DE 17 ANOS (MULHERES) E 18 ANOS (HOMEM) PODERÃO SER MEMBROS, CEANDO SE JÁ VIEREM BATIZADOS (SEGUNDO O ITEM “A” TODO DESTE RI), ENTRETANTO NÃO PODERÃO LIDERAR GRUPOS OU SER OBREIROS ATÉ COMPLETAREM A MAIORIDADE. MAS PODERÃO TER OPORTUNIDADES, PARTICIPAR NORMALMENTE COMO COMPONENTES DOS GRUPOS DE LOUVORES, TRIOS, QUARTETOS, BANDAS, TOCAR INSTRUMENTOS E AJUDAREM EM EVENTOS E EVANGELISMO NORMALMENTE.
PESSOAS VINDAS DE OUTROS MINISTÉRIOS – RECONHECIMENTO DE BATISMO
AUTORIDADE BATISMAL
CASO SE UNAM A IGREJA, SOLTEIROS, VIÚVOS, DIVORCIADOS OU CASAIS CASADOS LEGALMENTE (SEGUNDO O RI) VINDOS DE OUTROS MINISTÉRIOS, QUE FORAM BATIZADOS POR MULHERES, DIÁCONOS, COOPERADORES OU CARGOS QUE NÃO ERAM PASTORES, BISPOS OU PRESBÍTEROS (TODOS MASCULINOS), ESTE BATISMO NÃO SERÁ CONSIDERADO VÁLIDO. O FIEL DEVERÁ SER BATIZADO DE NOVO PARA ENTRAR EM COMUNHÃO.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
FORMA E CRITÉRIO BÍBLICO BATISMAL
CASO SE UNAM A IGREJA, SOLTEIROS, VIÚVOS, DIVORCIADOS OU CASAIS CASADOS LEGALMENTE (SEGUNDO O RI) VINDOS DE OUTROS MINISTÉRIOS:
PESSOAS BATIZADAS “EM NOME DE JESUS”: FICARÁ A CRITÉRIO DA PESSOA, APÓS EXPLICAÇÃO BIBLICA, SE QUER BATIZAR-SE DE NOVO EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
APÓS, SE A RESPOSTA FOR NÃO, SERÃO ENTÃO QUESTIONADAS SE CUMPRIAM NA DATA DO BATISMO, OS OUTROS REQUISITOS ANTERIORES, E SE NÃO, DEVERÃO SER BATIZADAS DE NOVO PARA ENTRAR EM COMUNHÃO.
PESSOAS BATIZADAS POR “ASPERSÃO” (GOTAS DE AGUA LANÇADAS SOBRE A CABEÇA): DEVERÃO SER BATIZADAS DE NOVO PARA ENTRAR EM COMUNHÃO, EXCETO COMO NA OBSERVAÇÃO A SEGUIR.
OBSERVAÇÃO 1: NO CASO DE PESSOAS IMPOSSIBILITADAS DE IMERSÃO COMPLETA NA ÁGUA, POR MOTIVO MÉDICO, DE SAÚDE, DE MOBILIDADE OU OUTRO PLENAMENTE E SATISFATORIAMENTE JUSTIFICADO PODERÃO SER BATIZADAS POR ASPERSÃO, ENTRETANTO RECEBENDO POR COMPLETO ÁGUA SOBRE O CORPO. NESSE CASO O DIRIGENTE PODERÁ CONTRATAR SERVIÇO DE MÉDICO OU ENFERMEIRO PARA ACOMPANHAR NO MOMENTO.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
B – NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO
O CASAMENTO É ALIANÇA INDISSOLÚVEL ENTRE O HOME E A MULHER SEGUNDO A BÍBLIA.
A IPJOP RECONHECE O CASAMENTO FEITO DUAS PESSOAS, UMA MASCULINA OUTRA FEMININA SOLTEIRAS OU VIÚVAS CASANDO-SE DIANTE DE DEUS.
O CASAL DEVE APRESENTAR CERTIDÃO DE CASAMENTO NO CIVIL, SENDO A APRESENTAÇÃO DE CERTIDÃO RELIGIOSA FACULTATIVA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
IDADE E PRAZO PARA NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO
IRMÃS SOMENTE PODERÃO NAMORAR OU NOIVAR APÓS OS DEZESSETE ANOS E JÁ OS RAPAZES APÓS OS DEZOITO (18) ANOS. O PRAZO DE NAMORO AO CASAMENTO SERÁ FIXADO PELOS PAIS DA JOVEM IRMÃ, ENTRETANTO NUNCA MAIS QUE VINTE (24) MESES ENTRE NAMORO NOIVADO E CASAMENTO.
OBSERVAÇÃO 1:
A IPJOP NÃO ACONSELHA O CASAMENTO DE PESSOAS MENORES DE DEZESSEIS (16) ANOS., EXCETO EM CASOS JUDICIAIS.
CASO SE UNAM A IGREJA, CASAIS LEGALMENTE JÁ CASADOS MAS ABAIXO DESSA IDADE, PODERÃO SER MEMBROS, CEANDO SE JÁ VIERAM BATIZADOS (SEGUNDO ITEM “A” DO RI), ENTRETANTO NÃO PODERÃO LIDERAR GRUPOS OU SER OBREIROS ATÉ COMPLETAREM A MAIORIDADE. MAS PODERÃO TER OPORTUNIDADES, PARTICIPAR NORMALMENTE COMO COMPONENTES DOS GRUPOS DE LOUVORES, TRIOS, QUARTETOS, BANDAS, TOCAR INSTRUMENTOS E AJUDAREM EM EVENTOS E EVANGELISMO NORMALMENTE.
CASO NÃO FOREM BATIZADOS, APÓS COMPLETAREM A MAIORIDADE SERÃO BATIZADOS SENDO DAI EM DIANTE PERMITIDO LIDERAR GRUPOS OU SEREM OBREIROS NORMALMENTE.
PECADOS DURANTE NAMORO E NOIVADO – MEMBROS
SE DURANTE O NAMORO E NOIVADO HOUVER INTIMIDADE FÍSICA ENTRE O RAPAZ E A MOÇA, AMBOS SERÃO DISCIPLINADOS EM QUALQUER CASO, E A IGREJA NÃO FARÁ DE FORMA ALGUMA A CERIMÔNIA DE NOIVADO OU DE CASAMENTO. NESSE CASO SE ALGUM DO CASAL LIDERA GRUPOS OU É OBREIRO SERÁ AFASTADO DAS FUNÇÕES E SUSPENSO SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO ATÉ DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
-
SE A INTIMIDADE FOR LEVE E CONFESSAREM AO DIRIGENTE LOCAL ANTES DO NOIVADO/CASAMENTO:
45 DIAS NA PRIMEIRA VEZ
60 DIAS NA SEGUNDA VEZ
DAI EM DIANTE SE FIZEREM NOVAMENTE FICARÃO DISCIPLINADOS ATE SE CASAREM NO CIVIL E APRESENTAREM CERTIDÃO DE CASAMENTO.
-
SE A INTIMIDADE NÃO FOR LEVE E CONFESSAREM AO DIRIGENTE LOCAL ANTES DO NOIVADO/CASAMENTO OCORREU O PECADO DA FORNICAÇÃO CONSUMADA:
INICIA-SE A DISCIPLINA APÓS CONFESSAREM E TERÃO PRAZO DE 60 DIAS PARA SE CASAREM PELO MENOS NO CIVIL. ENTÃO APÓS APRESENTAR CERTIDÃO AO DIRIGENTE FICARÃO MAIS 45 DIAS E DEPOIS VOLTAM NA COMUNHÃO.
SE DESOBEDECEREM O PRAZO DE 60 DIAS INJUSTIFICADAMENTE, E NÃO SE CASAREM FICARÃO FORA DE COMUNHÃO ATE SE CASAREM E ENTÃO SE INICIARÁ O PRAZO DE 5 MESES DE DISCIPLINA.
-
SE A INTIMIDADE FOR LEVE, E PROVADA, MAS NÃO CONFESSAREM AO DIRIGENTE LOCAL:
3 MESES NA PRIMEIRA VEZ
6 MESES NA SEGUNDA VEZ
DAI EM DIANTE SE FIZEREM NOVAMENTE FICARÃO DISCIPLINADOS ATÉ SE CASAREM NO CIVIL E APRESENTAREM CERTIDÃO DE CASAMENTO.
-
SE A INTIMIDADE NÃO FOR LEVE E NÃO CONFESSAREM AO DIRIGENTE LOCAL, COMPROVADA, OCORREU O PECADO DA FORNICAÇÃO CONSUMADA E ESCONDIDA:
1 – SE CASAREM-SE DENTRO DOS PRÓXIMOS 60 DIAS E APRESENTAREM CERTIDÃO, FICARÃO MAIS 5 MESES APÓS O CASAMENTO.
2 – SE INJUSTIFICADAMENTE E SEM RAZOABILIDADE NÃO SE CASAREM, FICARÃO DISCIPLINADOS 12 MESES APÓS A IGREJA SABER E NÃO PODERÃO SER MAIS LIDERES OU OBREIROS ATÉ DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1: SE OS PAIS OU RESPONSÁVEIS DO CASAL FOREM MEMBROS DA IPJOP, E SOUBEREM DA INTIMIDADE E NÃO AVISAREM O DIRIGENTE LOCAL ANTES DA CERIMÔNIA DE NOIVADO OU CASAMENTO SERÃO DISCIPLINADOS: 120 DIAS
CASO SEJAM LIDERES OU OBREIROS SERÃO AFASTADOS DA FUNÇÃO E SUSPENSO SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO ATÉ DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 2 : RECEBIDO A COMUNICAÇÃO OU CONFISSÃO, O DIRIGENTE FALARÁ COM O(OS) MEMBRO(OS) E/OU SEUS RESPONSÁVEIS EM REUNIÃO PRIVADA APENAS COM ELE(S) E COMUNICARÁ UNICAMENTE O PASTOR CENTRAL. EM HIPÓTESE ALGUMA O DIRIGENTE DARÁ PUBLICIDADE A IGREJA OU FORA DELA DO CASO OU PARTES DELE, SOB PENA DE SER DISCIPLINADO E TER SEU SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO SUSPENSA, ALÉM DAS SANÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS POSSÍVEIS.
OBSERVAÇÃO 3 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
PECADOS DURANTE NAMORO E NOIVADO – OBREIROS
NO CASO DE QUAISQUER OBREIROS, AS SITUAÇÕES ACIMA TERÃO SEU PRAZO DE DISCIPLINA AUMENTADOS ATÉ O DOBRO, CONFORME DECISÃO FINAL DA DIRETORIA. ALEM DISSO O OBREIRO FICARÁ SUSPENSO DE SUAS FUNÇÕES E TERÁ SEU SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO SUSPENSA.
NAMORO COM INCRÉDULOS
QUANDO UM MEMBRO DA IGREJA INICIAR NAMORO COM PESSOA INCRÉDULA, SERÁ CHAMADA E ACONSELHADA DENTRO DA PALAVRA DE DEUS DEVENDO ABANDONAR TAL NAMORO. SE NÃO O FIZER SERÁ DISCIPLINADA ATÉ SE CASAR APRESENTANDO CERTIDÃO DE CASAMENTO. A IGREJA NÃO FARÁ A CERIMÔNIA NEM NOIVADO.
SE FOR OBREIRO, SERÁ DISCIPLINADO E PARA VOLTAR A SER OBREIRO SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
OBSERVAÇÃO 2 : NO CASO DE CASAL DE MEMBROS OU OBREIROS QUE VEM DE OUTROS MINISTÉRIOS OU CASAIS QUE SE CONVERTEM, JÁ NESSA CONDIÇÃO O DIRIGENTE LOCAL INSTRUIRÁ OS TERMOS DO NAMORO/NOIVADO CONFORME ESSE REGULAMENTO, E CUMPRINDO ELES, ELE SOLICITARÁ DATA DE CASAMENTO, PODENDO NESSE CASO A IGREJA FAZER O CASAMENTO E O NOIVADO, A FIM DE AJUDAR O CASAL A REGULARIZAR SUA VIDA MATRIMONIAL COM DEUS, A SOCIEDADE E A IGREJA.
2º CASAMENTO – PESSOAS DIVORCIADAS, VIÚVAS, SOLTEIRAS
NO CASO DE UNIREM PESSOAS NA IPJOP:
DIVORCIADAS JÁ CASADAS COM DIVORCIADAS
SOLTEIRAS E VIÚVAS JÁ CASADAS COM DIVORCIADAS
O PASTOR CENTRAL DA IPJOP SE REUNIRÁ COM O CASAL PARA COLHER INFORMAÇÕES DAS CIRCUNSTÂNCIAS DO DIVÓRCIO DA PESSOA DIVORCIADA E A DIRETORIA DECIDIRÁ CASO A CASO RESPEITANDO OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS E O ESSE REGULAMENTO.
NO CASO DE MEMBROS QUE AINDA NÃO CASARAM, MAS O CASAL ESTA NAS CIRCUNSTÂNCIA ABAIXO:
DIVORCIADAS DESEJANDO CASAR COM DIVORCIADAS
SOLTEIRAS E VIÚVAS DESEJANDO CASAR COM DIVORCIADAS OU VICE-VERSA.
O PASTOR CENTRAL DA IPJOP SE REUNIRÁ COM O CASAL PARA COLHER INFORMAÇÕES DAS CIRCUNSTANCIAIS DO DIVORCIO DA PESSOA DIVORCIADA E A DIRETORIA DECIDIRÁ CASO A CASO RESPEITANDO OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS E O REGULAMENTO.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
DESPEDIDA DE SOLTEIRO
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSA PRÁTICA, QUE ALÉM DE SER MUNDANA, FAZ PARECER QUE MUDARÁ ALGO APÓS O CASAMENTO. A SANTIFICAÇÃO DO CRENTE É A MESMA PARA CASADOS E SOLTEIROS. O NOIVO PODERÁ FAZER UM CULTO/REUNIÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS ONDE OS CONVIDADOS PODERÃO LEVAR PRESENTES E PODERÁ HAVER COMES E BEBES. TUDO EM CONCORDÂNCIA COM O REGULAMENTO E A BÍBLIA.
CHÀ DE PANELA, CHÁ DE FRAUDAS E CHÁ DE BEBÊ
A IPJOP PERMITE A REALIZAÇÃO DE CULTO/REUNIÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS ONDE OS CONVIDADOS PODERÃO LEVAR OS PRESENTES RELACIONADOS A NECESSIDADE DA NOIVA/MÃE E PODERÁ HAVER COMES E BEBES. TUDO EM CONCORDÂNCIA COM O REGULAMENTO E A BÍBLIA, COM CAUTELA E BOM SENSO.
C- DESVIADOS E NOVOS CONVERTIDOS
DESVIADOS – RECONCILIAÇÃO
QUANDO UM DESVIADO (A) RECONCILIAR-SE COM O SENHOR NA IPJOP, RECEBERÁ TODA AJUDA ESPIRITUAL POSSÍVEL. SERÁ REGISTRADO SEUS DADOS PARA VISITA E ACOMPANHAMENTO.
COM O TEMPO APÓS 6 MESES E VERIFICADO SUA ASSIDUIDADE NOS CULTOS E CUMPRIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E O RI, O FIEL PODERÁ ABRIR CULTOS E PREGAR. ANTES DISSO PODERÁ APENAS TER OPORTUNIDADE NA MESINHA ANTE-PULPITO, PARTICIPAR DOS GRUPOS (NÃO LIDERANDO), ATIVIDADES DE EVANGELISMO E OUTRAS PERMITIDAS PELA DIRETORIA.
NOVOS CONVERTIDOS
QUANDO UMA PESSOA ACEITAR AO SENHOR NA IPJOP, RECEBERÁ TODA AJUDA ESPIRITUAL POSSÍVEL. SERÁ REGISTRADO SEUS DADOS PARA VISITA E ACOMPANHAMENTO.
COM O TEMPO APÓS BATIZADO SEGUNDO O ITEM “A” DESTE REGULAMENTO, E VERIFICADO SUA ASSIDUIDADE NOS CULTOS E CUMPRIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E O REGULAMENTO, O FIEL PODERÁ JÁ ABRIR CULTOS E PREGAR. ANTES DO BATISMO PODERÁ APENAS TER OPORTUNIDADE NA MESINHA ANTE-PULPITO, PARTICIPAR DOS GRUPOS (NÃO LIDERANDO), ATIVIDADES DE EVANGELISMO E OUTRAS PERMITIDAS PELA DIRETORIA.
O DIRIGENTE LOCAL DEVERÁ (COM TEMPO OPORTUNO) MATRICULAR O NOVO CONVERTIDO NA ESCOLA BÍBLICA, ESTUDO PARA BATISMO E VIABILIZAR A PARTICIPAÇÃO DO MESMO NOS PROJETOS PARA NOVOS CONVERTIDOS.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
D – LITURGIA DOS CULTOS, GRUPOS, CONGRESSOS, LOUVORES, INSTRUMENTISTAS
CULTOS E EVENTOS- LITURGIA
OS CULTOS EM TODAS AS CONGREGAÇÕES E SEDES SERÃO OBRIGATORIAMENTE DA SEGUINTE FORMA DE SEQUENCIA CERIMONIAL:
45 MINUTOS DE ORAÇÃO ( 19h00Min as 19h45Min)
LEITURA DA BÍBLIA (EM QUALQUER PARTE) (OBRIGATÓRIO)
CÂNTICO DE 3 a 4 CORINHOS (OBRIGATÓRIO)
CÂNTICO DE 2 a 3 HINOS DA HARPA (OPCIONAL)
ORAÇÃO PELOS PEDIDOS DE ORAÇÃO DA CAIXINHA (OBRIGATÓRIO)
OPORTUNIDADES (OBRIGATÓRIO SE TIVER)
PREGAÇÃO DA PALAVRA OFICIAL (OBRIGATÓRIO AINDA BREVE)
OPORTUNIDADES PARA ENTREGA DE MENSAGENS E VISÕES DE DEUS AOS FIEIS CONHECIDOS DA IGREJA OU CONVIDADOS.
AVISOS DA OBRA
TERMINO FINALIZANDO COM 3 PAZ DO SENHOR (OBRIGATÓRIO)
OBS. ESSA FORMA PODE SER ALTERADA SE HOUVER NECESSIDADE E EM EVENTOS FESTIVOS.
CULTOS E EVENTOS- HORÁRIOS
OS CULTOS SERÃO REALIZADOS DA SEGUINTE FORMA:
EM DIAS COMUNS DE TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, E DOMINGO NA SEDE E CONGREGAÇÕES, NO HORÁRIOS DAS 19h00Min ás 21:20Min
EM DIAS DE EVENTOS ESPECIAIS COMO CONGRESSOS, ANIVERSÁRIOS E OUTROS A IGREJA PODERÁ INICIAR ÁS 18h00Min, E TERMINAR ÁS 21:45Min.
A SEDE E AS CONGREGAÇÕES PODERÃO ALTERAR ESSES HORÁRIOS APÓS REUNIÃO PARA POSSÍVEIS ADEQUAÇÃO AO LOCAL ONDE ESTIVEREM INSTALADAS.
CIRCULO DE ORAÇÃO
O CIRCULO DE ORAÇÃO SERÁ REALIZADO DA SEGUINTE FORMA:
AOS SÁBADOS DAS 09h00Min às 11h:00Min
DEVERÁ TER OBRIGATORIAMENTE NO MÍNIMO UMA (1) HORA DE ORAÇÃO, E SEGUIR A LITURGIA DOS CULTOS NORMAIS, POREM COM ALTERAÇÕES SE NECESSITAR.
TARDE DA BENÇÃO
AS TARDES DA BÊNÇÃO SERÁ REALIZADO DA SEGUINTE FORMA:
DAS 14h00Min às 16h:00Min
DEVERÁ TER OBRIGATORIAMENTE PELO MENOS QUARENTA E CINCO MINUTOS (45 MIN) DE ORAÇÃO, E SEGUIR A LITURGIA DOS CULTOS NORMAIS, POREM COM ALTERAÇÕES SE NECESSITAR.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
PÚLPITO
O PÚLPITO SERÁ USADO APENAS:
POR QUEM FARÁ ABERTURA DO CULTO, SE FOR OBREIRO DA IPJOP;
O PREGADOR ESCALADO;
OBREIROS DA IPJOP PARA OPORTUNIDADES;
OBSERVAÇÃO 1: MEMBROS E VISITANTES UTILIZAM A FRENTE DO PÚLPITO, NO ANTE-PULPITO (A MESINHA)
OBSERVAÇÃO 2: TODO OBREIRO (MASCULINO) DEVE OBRIGATORIAMENTE UTILIZAR O PÚLPITO VESTIDO DE TERNO, E GRAVATA.
OPORTUNIDADES PARA LOUVAR, SAUDAR E PREGAR
AS OPORTUNIDADES PARA LOUVAR, PREGAR E DAR SAUDAÇÕES SERÃO DADAS A PRINCIPIO, PARA IRMÃOS MEMBROS EM PLENA COMUNHÃO COM O SENHOR E COM A IGREJA IPJOP.
OBSERVAÇÃO 1: MEMBRO AINDA NÃO BATIZADO, MAS QUE ESTEJA OBEDECENDO A BÍBLIA E A DOUTRINA DA IPJOP PODERÁ LOUVAR E DAR SAUDAÇÃO NO ANTE-PULPITO (A MESINHA), ALI TAMBÉM ABRIR CULTO CASO LIBERADO, PARTICIPAR DE GRUPOS DE LOUVORES E ATIVIDADES EVANGELÍSTICAS SOB TUTELA DO DIRIGENTE OU LÍDER.
AOS VISITANTES, SE CONHECIDOS E QUE VIVAM DE ACORDO COM A DOUTRINA BIBLICA E ESTE REGULAMENTO DA IPJOP, SERÁ DADO OPORTUNIDADE PARA LOUVAR, BREVEMENTE SAUDAR E CONTAREM TESTEMUNHOS, NO ANTE-PULPITO (MESINHA). ENTRETANTO DEVERÁ O OBREIRO QUE CONCEDER A OPORTUNIDADE, OBSERVAR SE A PESSOA ESTA VESTIDA ADEQUADAMENTE MINIMAMENTE CONFORME ESTE REGULAMENTO.
SE DESCONHECIDOS MAS SE AFIRMANDO SER CRENTE, PODERÃO APENAS CONTAR TESTEMUNHOS SEM SEGURAR O MICROFONE, CASO QUE O OBREIRO FARÁ TIPO ENTREVISTA PERGUNTANDO O QUE CRISTO FEZ NA VIDA DA PESSOA.
OBSERVAÇÃO 2: EM ALGUNS CASOS ESPECIAIS O DIRIGENTE LOCAL PODERÁ CONCEDER OPORTUNIDADES PARA PREGAR, A IRMÃOS E IRMÃS QUE ELE CONHEÇA HÁ UM BOM TEMPO, QUE, EMBORA SEJAM DE OUTROS MINISTÉRIOS, VIVAM DE ACORDO COM A DOUTRINA BIBLICA E ESTE REGULAMENTO DA IPJOP.
NESSE CASO O DIRIGENTE FICARÁ RESPONSÁVEL POR VERIFICAR E APURAR ANTES DE CONVIDAR, A FIM DE OBSERVAR E PRESERVAR FIELMENTE A BÍBLIA E A DOUTRINA VIVIDA NA IPJOP.
E – CULTOS DE ORAÇÃO E VIGÍLIAS
OS CULTOS INTITULADOS “DE ORAÇÃO”
DEVERÁ TER OBRIGATORIAMENTE PELO MENOS UMA HORA E TRINTA MINUTOS (01h:30Min) DE ORAÇÃO
APÓS SERÁ LIDO A LEITURA DA PALAVRA E UM PEQUENO COMENTÁRIO. NÃO DEVERÃO ULTRAPASSAR O HORÁRIO DE TERMINO PADRÃO.
VIGÍLIAS
AS VÉSPERAS DE FERIADOS NACIONAIS, SEXTAS FEIRAS, OU SÁBADOS DAS 00h00Min às 05h:00Min
OBSERVAÇÃO 1: NO CASO DE MICROVIGILIAS, PODERÃO REALIZADAS DA SEGUINTE FORMA:
AS VESPERAS DE FERIADOS NACIONAIS, SEXTAS FEIRAS, OU SÁBADOS DAS 23h00Min às 01h:00Min
LITURGIA:
NAS VIGÍLIAS, PODERÃO REVEZAR-SE ENTRE 2 OBREIROS ORANDO INICIALMENTE;
SERÃO CANTADOS 2 HINOS DA HARPA, OU CANTOR CRISTÃO, OU OUTRO, ATÉ 4 CORINHOS, E DADO OPORTUNIDADES COM CAUTELA.
O OBREIRO QUE LIDERAR A VIGÍLIA DEVE RESERVAR PELO MENOS UMA (1) HORA PARA A PALAVRA E PARA ORAÇÃO FINAL E USO DE DONS.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
F – PECADOS E AFINS
OS SEGUINTES ITENS SÃO CONSIDERADOS PECADOS PERANTE A PALAVRA DE DEUS E OS MEMBROS QUE OS PRATICAREM PASSARÃO POR UM PERÍODO DE DISCIPLINA E AJUDA CONFORME CADA ITEM, POIS O SENHOR CORRIGE A TODOS QUANTO AMA.
EM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO QUE FOR APLICADA UMA DISCIPLINA, ESSA SERÁ CONSTITUÍDA DE UM PERÍODO DE ACOMPANHAMENTO EM CULTOS DE DOUTRINA (FREQUÊNCIA), ORAÇÕES, VIGÍLIAS, E CAMPANHAS, A CADA MÊS DURANTE O PERÍODO DE DISCIPLINA ACOMPANHADO ESSE PERÍODO PELO DIRIGENTE LOCAL.
O FIEL FICARÁ TEMPORARIAMENTE SEM PARTICIPAR DA SANTA CEIA, MAS PODERÁ PARTICIPAR DE ATIVIDADES AJUDANDO EM:
EVANGELIZAÇÃO (DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS, OPERAÇÃO DE SOM EM CULTOS ARLIVRE E LOGÍSTICA, TRANSPORTE);
CUIDANDO E OPERANDO SOM DAS IGREJAS DURANTE CULTOS, OPERANDO SLIDES, COMPUTADORES, PROJETORES ETC…;
CONFECCIONANDO APETRECHOS PARA EVENTOS DA IGREJA COMO FAIXAS, LEMBRANCINHAS, CARTAZES, BANDEIRAS E OPERANDO SLIDES, COMPUTADORES;
AJUDANDO NA LIMPEZA E MANUTENÇÃO DOS TEMPLOS, BUSCA E ENTREGA DE DOAÇÕES, DIRIGINDO CARROS PARA A IGREJA, AJUDANDO FIEIS ETC..;
CUIDAR DOS CARROS DOS FIEL DURANTE CULTOS;
OUTRAS ATIVIDADES PERMITIDAS PELA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1: RECEBIDO A COMUNICAÇÃO OU CONFISSÃO, O DIRIGENTE FALARÁ COM O (OS) MEMBRO (OS) E/OU SEUS RESPONSÁVEIS EM REUNIÃO PRIVADA APENAS COM ELE(S) E COMUNICARA UNICAMENTE O PASTOR CENTRAL. EM HIPÓTESE ALGUMA O DIRIGENTE DARÁ PUBLICIDADE A IGREJA OU FORA DELA DO CASO OU PARTES DELE, SOB PENA DE SER DISCIPLINADO E TER SEU SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO SUSPENSA, ALÉM DAS SANÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS POSSÍVEIS.
ADULTÉRIO
MEMBROS SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 7 MESES
MEMBROS CASADOS: 10 MESES
OBREIROS: SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 12 MESES. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBREIROS CASADOS: 15 MESES. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
ASSEDIO SEXUAL/TENTATIVA DE ADULTÉRIO
MEMBROS SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 5 MESES
MEMBROS CASADOS: 08 MESES
OBREIROS: SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 10 MESES. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBREIROS CASADOS: 13 MESES. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : TEMPO DE DISCIPLINA DOBRARÃO NA SEGUNDA VEZ E APÓS ISSO, FICARA POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
ATO SEXUAL COM ANIMAIS
MEMBROS SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 5 MESES
MEMBROS CASADOS: 07 MESES
OBREIROS: SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 10 MESES. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBREIROS CASADOS: 12 MESES. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : TEMPO DE DISCIPLINA DOBRARÃO NA SEGUNDA VEZ E APÓS ISSO, FICARA POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
TROCA DE CASAIS
MEMBROS CASADOS: 12 MESES
OBREIROS CASADOS: 15 MESES. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : TEMPO DE DISCIPLINA DOBRARÃO NA SEGUNDA VEZ E APÓS ISSO, FICARA POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
HOMOSSEXUALISMO, LESBIANISMO E PRATICAS LGBT
A IPJOP NÃO CONCORDA COM NENHUMA DESSAS PRATICAS POR SEREM CONTRÁRIAS A PALAVRA DE DEUS.
QUALQUER MEMBRO OU OBREIRO QUE SE DECLARAR ADEPTO DESSAS PRATICAS SERÃO DISCIPLINADOS ATÉ SEGUNDA ORDEM DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1: RECEBIDO A COMUNICAÇÃO OU CONFISSÃO, O DIRIGENTE FALARÁ COM O (OS) MEMBRO (OS) E/OU SEUS RESPONSÁVEIS EM REUNIÃO PRIVADA APENAS COM ELE(S) E COMUNICARÁ UNICAMENTE O PASTOR CENTRAL. EM HIPÓTESE ALGUMA O DIRIGENTE DARÁ PUBLICIDADE A IGREJA OU FORA DELA DO CASO OU PARTES DELE, SOB PENA DE SER DISCIPLINADO E TER SEU SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO SUSPENSA, ALÉM DAS SANÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS POSSÍVEIS.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
MASTURBAÇÃO
MEMBROS SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 15 DIAS
MEMBROS CASADOS: 1 MÊS
OBREIROS SOLTEIROS, SEPARADOS E VIÚVOS: 1 MÊS. PARA VOLTAR A SER OBREIRO, SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DA DIRETORIA.
OBREIROS CASADOS: 3 MESES
OBSERVAÇÃO 1: SE O MEMBRO CONFESSOU, SERÁ ADMOESTADO DENTRO DA PALAVRA DE DEUS E O PERÍODO DE DISCIPLINA SERÁ ACOMPANHADO OBRIGATORIAMENTE COMO NA OBSERVAÇÃO OBRIGATÓRIA INICIAL DESTE REGULAMENTO.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
CRIMES E CONDUTAS CRIMINOSAS PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
ALGUMAS PRATICAS QUE ALÉM DE PECADO, TAMBÉM SÃO CRIMES PERANTE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, AO SER ACUSADO FORMALMENTE DE UM CRIME, O FIEL SERÁ TEMPORARIAMENTE AFASTADO DE SUAS FUNÇÕES (DURANTE O INQUÉRITO POLICIAL E PROCESSO JUDICIAL). SIMULTANEAMENTE OCORRERÁ UMA PROCESSO INTERNO EM SEGREDO SEGUNDO O ESTATUTO COM ACESSO APENAS AS PARTES ENVOLVIDAS. A DIRETORIA ESPERARÁ O DESFECHO DO INQUÉRITO POLICIAL E PROCESSO JUDICIAL PARA INICIAR O PROCESSO INTERNO.
TODAS AS CONDUTAS PREVISTAS COMO CRIME NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E LEIS ESPARSAS, QUE NÃO CONTRARIEM A PALAVRA DE DEUS.
OBSERVAÇÃO 1: RECEBIDO A COMUNICAÇÃO OU CONFISSÃO, O DIRIGENTE FALARÁ COM O (OS) MEMBRO (OS) E/OU SEUS RESPONSÁVEIS EM REUNIÃO PRIVADA APENAS COM ELE(S) E COMUNICARA UNICAMENTE O PASTOR CENTRAL. EM HIPÓTESE ALGUMA O DIRIGENTE DARÁ PUBLICIDADE A IGREJA OU FORA DELA DO CASO OU PARTES DELE, SOB PENA DE SER DISCIPLINADO E TER SEU SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO SUSPENSA, ALÉM DAS SANÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS POSSÍVEIS.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
PARTICIPAÇÃO EM BAILES, DANCETERIAS, BOATES, CARNAVAL, CIRCO E COISAS SEMELHANTES
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRÁTICAS VISTO QUE SÃO MUNDANAS, E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
BRIGAS, CONTENDAS, AGRESSÕES VERBAIS, XINGAMENTOS, AMEAÇAS, E ATITUDES DESSA NATUREZA
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRATICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NÃO NATURAIS
A IPJOP RECOMENDA QUE O CASAL ORE E DECIDA DE COMUM ACORDO QUANTOS FILHOS QUEREM TER E SE QUEREM TER, CONSIDERANDO SUA CONDIÇÃO SOCIAL E FINANCEIRA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
CIRURGIAS PARA ESTERILIZAÇÃO MASCULINA OU FEMININA
A IPJOP RECOMENDA QUE O CASAL ORE E DECIDA DE COMUM ACORDO A REALIZAÇÃO DE TAIS CIRURGIAS, ALERTANDO, ENTRETANTO, PARA QUE O CASAL BUSQUE INFORMAÇÕES MÉDICAS E SOCIAIS ANTES.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
MENTIRA, CALUNIA E DIFAMAÇÃO
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRÁTICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATÉ DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
LEITURA IMORAL
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRÁTICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
VÍDEOS IMORAIS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRÁTICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
MUSICAS MUNDANAS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRÁTICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
NUDISMO OU SEMI-NUDISMO
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRÁTICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
FUMO, DROGAS, BEBIDAS ALCOÓLICAS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRATICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
PALAVRAS IMORAIS, PALAVRÕES
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRATICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
CABELOS IRMÃS E IRMÃOS
IRMÃS: NÃO PODERÃO CORTAR OS CABELOS DE FORMA ALGUMA, EXCETO POR NECESSIDADE MÉDICA.
IRMÃOS: DEVERÃO MANTER CABELO BAIXO, E CORTAR ASSIM QUE COMEÇAREM A COBRIR AS ORELHAS.
MEMBRO OU OBREIRO QUE DESOBEDECER SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
IDOLATRIA A IMAGENS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRATICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
TENTATIVA DE SUICÍDIO
O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR FICARÁ FORA DE COMUNHÃO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA E ORIENTADO A BUSCAR AJUDA MÉDICA ALÉM DE RECEBER AJUDA ESPIRITUAL E SER ACOMPANHADO PELA IGREJA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
VITIMAS DE DEPRESSÃO
O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR FICARÁ FORA DE COMUNHÃO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA E ORIENTADO A BUSCAR AJUDA MÉDICA ALÉM DE RECEBER AJUDA ESPIRITUAL E SER ACOMPANHADO PELA IGREJA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
G – SANTIFICAÇÃO
VESTUÁRIO INADEQUADO – IRMÃS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM IRMÃS USAREM:
CALÇA COMPRIDA (HÁ APENAS 2 EXCEÇÕES);
SHORTS;
BERMUDAS;
MINISAIAS;
MINIBLUSAS;
ROUPAS CAVADAS (SEM MANGA) OU COM MANGAS MINÚSCULAS;
ROUPAS COM DECOTE EXAGERADO NA FRENTE OU ATRÁS;
ROUPAS TRANSPARENTES;
ROUPAS EXAGERADAMENTE APERTADAS E MARCANDO O CORPO;
QUALQUER ROUPA COM ESTAMPAS E FIGURAS MUNDANAS OU FAZENDO APOLOGIA A ILÍCITOS E PECADOS.
VESTIDOS E SAIAS DEVERÃO COBRIR TOTALMENTE OS JOELHOS (RECOMENDA-SE QUE MESMO ESTANDO SENTADAS).
CAMISAS E BLUSAS DEVERÃO COBRIR COMPLETAMENTE A BARRIGA E COSTAS.(TRONCO)
OBSERVAÇÃO 1: CASO NO EMPREGO SEJA OBRIGATÓRIO O USO DE CALÇAS, A IRMÃ DEVE COLOCÁ-LA APENAS NO LOCAL DE TRABALHO, BEM COMO ESCOLHER TAL VESTE DE FORMA MAIS MODERADA POSSÍVEL A FIM DE NÃO CAUSAR ESCÂNDALO E SENSUALIDADE.
OBSERVAÇÃO 2: MENINAS E ADOLESCENTES MENORES DE 18 ANOS E NÃO BATIZADAS AINDA, (MAS QUE PARTICIPAM DE GRUPOS D E LOUVOR, TRABALHOS NA IGREJA E TENHAM OPORTUNIDADES), PODERÃO USAR CALÇAS COMPRIDAS ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE COMO UNIFORME ESCOLAR E SOMENTE NO PERÍODO ESCOLAR.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
VESTUÁRIO INADEQUADO – IRMÃOS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM IRMÃOS USAREM:
SHORTS;
BERMUDAS;
CAMISETAS CAVADAS (SEM MANGAS)
ROUPAS TRANSPARENTES;
ROUPAS EXAGERADAMENTE APERTADAS E MARCANDO O CORPO;
QUALQUER ROUPA COM ESTAMPAS E FIGURAS MUNDANAS OU FAZENDO APOLOGIA A ILÍCITOS E PECADOS.
MEMBROS:
ADMOESTAÇÃO A DEIXAR O USO NA PRIMEIRA VEZ
15 DIAS NA SEGUNDA VEZ
DAI EM DIANTE SE CONTINUAR O USO, FICARÃO DISCIPLINADOS ATÉ DECISÃO DA DIRETORIA.
OBREIROS:
30 DIAS NA PRIMEIRA VEZ
60 DIAS NA SEGUNDA VEZ
DAI EM DIANTE SE CONTINUAR O USO, FICARÃO DISCIPLINADOS ATÉ DECISÃO DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
CALÇADOS
SALTOS DE CALÇADOS NÃO DEVERÃO ULTRAPASSAR 4 CM (EXCETO POR ORDEM MÉDICA)
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
TELEVISORES E APARELHOS SEMELHANTES
A IPJOP NÃO RECOMENDA O USO DE TELEVISÃO, EXCETO PARA TRABALHO.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
JOGOS, RIFAS, SORTEIOS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRATICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR, APÓS SER ADMOESTADO, SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
PRAIA OU PISCINA
A IPJOP NÃO É CONTRA, MAS ESSAS PRATICAS PARA O MEMBRO OU OBREIRO DA IGREJA DEVERÁ SER OBSERVADO OBRIGATORIAMENTE DA SEGUINTE FORMA:
1 – PODERÃO ENTRETANTO IR A PRAIAS OU PISCINAS DESDE QUE ESTEJAM TOTALMENTE AUSENTES PESSOAS SEMINUAS, POIS DE NADA ADIANTE ESTAR VESTIDO ENTRE PESSOAS SEMINUAS.
2 – E O FIEL DEVERÁ ESTAR BEM VESTIDO. POIS SEU OBJETIVO É NADAR, MERGULHAR E DESFRUTAR DA ÁGUA E NÃO SE EXPOR OU SENSUALIZAR.
NO CASO OS IRMÃOS COM CALCA E CAMISA (QUE SUGERE-SE CAMISETA E CALÇA DE TACTEL)
E IRMÃS COM CAMISAS ESCURAS (NÃO MARCANDO SUTIÃ) E CALÇAS TIPO LEAG, EMBAIXO DE SAIAS TIPO JEANS (COMO SUGESTÃO)
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
TATUAGENS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRÁTICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR NOVAMENTE APÓS SER ADMOESTADO, SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
USO DE CABELOS POSTIÇOS E PERUCAS
A IPJOP CONCORDA COM ESSAS PRATICAS EM CASO DE NECESSIDADE MÉDICA OU REPARAÇÃO ESTÉTICA SEM EXTRAVAGÂNCIAS.
O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SEM NECESSIDADE SERÁ DISCIPLINADO ATE DECISÃO FINAL DA DIRETORIA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
COSTELETAS BARBAS E BIGODES
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRATICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ ADMOESTADO A RETIRAR. EXCETUA-SE CASOS DE NECESSIDADE MÉDICA OU REPARAÇÃO ESTÉTICA SEM EXTRAVAGÂNCIAS.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
JOIAS, BIJUTERIAS E PIERCING
A IPJOP NÃO CONCORDA COM ESSAS PRATICAS E O MEMBRO OU OBREIRO QUE PRATICAR SERÁ ADMOESTADO A RETIRAR.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
TIARAS, PRESILHAS, LAÇOS
A IPJOP PERMITE DESDE QUE NÃO SEJAM EXAGERADAS
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BIBLIA.
MAQUIAGENS SOBRANCELHAS E UNHAS
A IPJOP NÃO CONCORDA COM USO DE MAQUIAGENS DE NENHUM TIPO, FEITURA E DESENHO DE SOBRANCELHAS (EXCETO CORTE DE FIOS GRANDES), CÍLIOS POSTIÇOS, PINTURA DE UNHAS, UNHAS POSTIÇAS, TAMPOUCO USO DE UNHAS GRANDES DEMAIS.
É PERMITIDO CORTE E LIMPEZA DAS UNHAS.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
DEPILAÇÃO
FICA A CRITÉRIO DAS IRMÃS SE DEPILAREM OU NÃO, SEGUNDO A SUA FÉ, OBSERVANDO PORÉM A REAL NECESSIDADE DISSO.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS
FICA A CRITÉRIO DAS DOS PAIS OS BRINQUEDOS DADOS, ALERTANDO PARA EVITAREM AQUELES QUE FAZEM APOLOGIA AO PECADO E CRIMES, PERSONAGENS DIABÓLICOS E ARMAS.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
CARONAS
FICA A CRITÉRIO DA PESSOA OBSERVANDO A REAL NECESSIDADE DISSO. A IPJOP ALERTA PARA O FIEL PARA A VIGILÂNCIA E FUGA DO ESCÂNDALO E DE CONTENDAS.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
GUARDAS SÁBADOS OU DOMINGOS
NÃO SE GUARDAM SÁBADOS OU DOMINGOS NA IPJOP
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
DIA DE FINADOS E NATAL
FINADOS: NÃO SE GUARDAM DIA DOS MORTOS POIS ESTES JÁ ESTÃO NA ETERNIDADE.
NATAL: A IPJOP E SEUS MEMBROS NÃO COMEMORAM NATAL, POR SER FESTA PAGÃ CATÓLICA.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
FESTAS JUNINAS, JULINAS, SÃO JOÃO E ATRAÇÕES CULTURAIS
A IPJOP E SEUS MEMBROS NÃO COMEMORAM NEM PARTICIPAM DE TAIS FESTAS PAGÃS E NEM MESMO SE ALIMENTA DE PRODUTOS DESSAS FESTAS, POIS SÃO SACRIFICADOS.
OBSERVAÇÃO 1 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
SANTA CEIA
A SANTA CEIA NA IPJOP É PARA MEMBROS EM COMUNHÃO COM A IGREJA APENAS.
OBSERVAÇÃO 1 : EM ALGUNS CASOS ESPECIAIS O DIRIGENTE LOCAL PODERÁ AUTORIZAR A PARTICIPAÇÃO NA SANTA CEIA A IRMÃOS QUE ELE CONHEÇA, QUE, EMBORA SEJAM DE OUTROS MINISTÉRIOS, TRAZEM A MESMA INTERPRETAÇÃO DOUTRINARIA DA IPJOP E ESTEJAM EM COMUNHÃO COM SUA IGREJA.
OBSERVAÇÃO 2 : CASOS OMISSOS DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA.
CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO
TODA SITUAÇÃO, CIRCUNSTÂNCIA OU CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO DEVERÃO SER TRATADOS PELA DIRETORIA, SEGUNDO A BÍBLIA, COM TEMPO E ORAÇÃO.
PUBLICIDADE DE SITUAÇÕES E CIRCUNSTANCIAS
RECEBIDO A COMUNICAÇÃO OU CONFISSÃO DE QUALQUER PECADO OU CIRCUNSTÂNCIA ENVOLVENDO MEMBROS E OBREIROS DA IPJOP, O DIRIGENTE FALARÁ COM O (OS) MEMBRO (OS) E/OU SEUS RESPONSÁVEIS EM REUNIÃO PRIVADA APENAS COM ELE(S) E COMUNICARÁ UNICAMENTE O PASTOR CENTRAL. EM HIPÓTESE ALGUMA O DIRIGENTE DARÁ PUBLICIDADE A IGREJA OU FORA DELA DO CASO OU PARTES DELE, SOB PENA DE SER DISCIPLINADO E TER SEU SALÁRIO OU AJUDA DE CUSTO SUSPENSA, ALÉM DAS SANÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS POSSÍVEIS.
ALTERAÇÃO
ESTE REGULAMENTO PODERÁ SER ALTERADO CONFORME APARECEM SITUAÇÕES A RESOLVER PELA DIRETORIA.
AS ALTERAÇÕES SERÃO PUBLICADAS 30 DIAS ANTES DE SEU INICIO DE VALIDADE NO SITE DA IGREJA E TAMBEM ENTREGUES AOS MEMBROS NO MESMO PRAZO
CIRCULARES – FORÇA DE NORMA
TODAS AS CIRCULARES APÓS PUBLICADAS, PASSARÃO A TER VALIDADE CONFORME SUA DATA DE INICIO DE VALIDADE PASSANDO A INTEGRAR O REGULAMENTO INTERNO DA IGREJA.
RESPOSTAS A DUVIDAS MAIS FREQUENTES:
1 – NÃO SE PERMITE COMER DURANTE OS CULTOS, EXCETO CRIANÇAS SEM ATRAPALHAR O CULTO;
2 – PROVAR TEMPEROS, TOMAR REMÉDIOS OU ESCOVAR OS DENTES NÃO QUEBRAM JEJUM;
3 – A BÍBLIA NÃO CONDENA O USO DE PERFUMES, DESODORANTES, HIDRATANTES, CREMES PARA BARBEAR, LOÇÕES E TODOS OS ARTIGOS DE HIGIENE PESSOAL (APENAS SEJA MODERADO);
4 – A IPJOP ACONSELHA SEUS FIEIS A NÃO TEREM PÁSSAROS PRESOS EM GAIOLAS, EXCETO OS QUE NÃO SOBREVIVEM MAIS SOLTOS E PERMITIDOS PELA LEI BRASILEIRA PERTINENTE;
5 – FIEIS PODEM TER ENFEITES EM CASA, EXCETO AQUELES DE NATAL (FESTA CATÓLICA) E RELACIONADOS A ÍDOLOS OU CULTURA MUNDANA;
6 – AS IRMÃS É PERMITIDO O USO DE LENÇOS NA CABEÇA E CHAPÉUS E BONÉS AOS IRMÃOS DESDE QUE NÃO CONTENHAM IMAGENS OU DIZERES MUNDANOS, IMORAIS E QUE FAÇAM APOLOGIA A ILÍCITOS;
7 – NÃO É PERMITIDO MORAR NAS DEPENDÊNCIAS DA IGREJA, NEM EM SEU TERRENO. CASO SEJA PRÉDIOS JUNTOS DEVERÁ TER ENTRADA E SAÍDA SEPARADA. PODERÁ HAVER EXCEÇÃO APÓS LIBERADO PELA DIRETORIA;
8 – AOS MEMBROS DA IPJOP, SÓ É PERMITIDO O USO DE ARMAS DE FOGO CASO FOREM AGENTE PUBLICO DEVIDAMENTE AUTORIZADO PELA LEI. DURANTE OS CULTOS NÃO PODERÁ PORTÁ-LA NO PÚLPITO, MAS PODERÁ TER OPORTUNIDADE FORA DELE.
CIRCULARES PUBLICADAS
CIRCULAR Nº 01 – 16 DE NOVEMBRO DE 2022